Apresentação

Apesar do Ensino ser atividade fim em uma Instituição de Ensino Superior, não se pode desconhecer os anseios e as perspectivas da sociedade como usuária desse serviço. Então, a necessidade de um bom relacionamento entre a instituição e o seu ambiente induz a um repensar sistemático dos seus cursos, programas e projetos, visando manter a qualidade dos seus serviços por maio da extensão.

Com essa compreensão a extensão é entendida na FA7 como um processo educativo cultural e científico que articula ensino e extensão viabilizando os projetos pedagógicos dos cursos da faculdade junto à sociedade. Com essa visão, a extensão na Faculdade é compreendida enquanto estratégia para promover e articular as diferentes áreas do conhecimento com os diversos segmentos da sociedade, levando em consideração a realidade social, numa perspectiva transformadora.

Em síntese a extensão é entendida enquanto serviços que a FA7 presta à sociedade gerando alternativas de ação que atendam às reais expectativas e problemáticas da população e, ainda, ser considerada um espaço fértil para o exercício e conquista da emancipação, tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade.

As diretrizes que norteiam as políticas de extensão da FA7 são:

  • Desenvolver a extensão em todos os cursos como um dos instrumentos de formação profissional.
  • Entender os projetos de extensão como um conjunto de atividades de caráter educativo, cultural ou científico.
  • Estabelecer o fluxo bidirecional entre o conhecimento acadêmico e o popular, na busca de produção de conhecimento.
  • Contribuir para alterações nas concepções e práticas curriculares.